HELP DESK
Ainda não é cliente?
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!
Estratégia | Construindo o sucesso para a sua empresa

Ao final de cada trimestre é exigida dos gestores das empresas, uma revisão da estratégia planejada para o ano em curso, avaliando e comparando com o que está acontecendo com o mercado e o que a empresa está fazendo. Uma revisão das conquistas e fatos desfavoráveis é igualmente oportuna, principalmente no aspecto que trata da compreensão de suas razões.

Tão mais importante do que saber se está ganhando, empatando ou perdendo, é saber o porque está ganhando, empatando ou perdendo. A essência, para aqueles que desejam construir sucesso, reside na compreensão dos fatos.

As perspectivas de economistas e analistas de mercado vislumbram como um ano com condições adequadas para a retomada da economia brasileira, com reflexos positivos nos negócios.

Os sinais de expansão econômica são apontados a partir de uma relação feita com diversos indicadores, envolvendo tendências nas taxas de juros, controle da inflação, expansão de setores estratégicos, redução no endividamento do consumidor, crédito para consumo, investimento, dentre outros igualmente importantes.

Como complemento desta análise, vinda de economistas e analistas de mercado, há pesquisas que indicam a expectativa de contar com um ano de bastante sucesso.

Muito embora seja identificada uma forte propensão a esse cenário, as empresas precisam trabalhar, também, com a construção de outro cenário alternativo, no caso das coisas não ocorrerem dentro dessas perspectivas.

Afinal, trabalhar com a futurologia é algo extremamente complicado, em função do mix de variáveis incontroláveis que, combinadas ou isoladamente, exercem influência no contexto.

A orientação é, portanto, pensar e trabalhar com boas perspectivas, observando atentamente os caminhos que ele percorrerá. Um cenário cotidiano é formado por “altos e baixos”, caracterizando, também seus movimentos de altos e baixos.

Identificar tais movimentos e perceber estrategicamente como atuar em cada fase é de suma importância.

Dentro do contexto que se desenha para a economia brasileira é fundamental saber como sua empresa está observando e preparando os negócios com visão sistêmica e de longo prazo.

Se a resposta for “sim”, basta, apenas, que você monitore seu planejamento e faça uma reordenação, quando necessária, de eventuais ajustes.

Se a resposta for “não”, comece a fazê-lo o quanto antes. Apesar de estar “em cima da hora”, ainda há tempo. O que não pode haver é mais perda de tempo!

De início, deve-se pensar a empresa como um todo (visão sistêmica), e depois, em suas respectivas áreas funcionais (marketing, recursos humanos, finanças e produção), como se estivesse fazendo um diagnóstico dela, com o apontamento de suas forças e fraquezas.

Na seqüência, é importante traçar objetivos e metas esperadas para o futuro, bem como ações para atingi-los, observando-se as oportunidades e ameaças. A disposição de um plano de ação neste sentido é de fundamental importância, particularmente pelo estabelecimento de mecanismos de controle com ajustes na rota dos resultados.

O importante é que você construa, por conta própria, o futuro da empresa, começando pelas ações do dia-a-dia, independente do cenário brasileiro. É fazer o hoje, pensando no amanhã, sempre enfrentando os desafios do agora.

As engrenagens deste processo exigem muito preparo, e tudo depende da forma como você vai compartilhar os sonhos que tem para a empresa com os colaboradores. Ninguém faz nada sozinho: considere que “ninguém é tão bom que não precise da ajuda dos outros e, também, que ninguém é tão fraco que não possa colaborar com os outros”.

Quando os bons resultados chegarem, e pode ter certeza que chegarão, é bom estar preparado para aproveitá-las, sem perda tempo.

Para tudo que não foi possível realizar, pense que haverá uma nova chance de fazê-lo; para tudo o que foi feito de errado, pense que haverá uma nova chance de repensar o erro, aprender com ele e fazer correções, acertando desta vez; para cada derrota acumulada, pense que haverá uma nova chance de transformá-la em vitória.

Queira ou não, devemos pensar nas estratégias e ter visão de longo prazo. A proximidade com o sucesso está nas escolhas e decisões acertadas.

© TBr Web - Tecnologia Brasil Web 2017