HELP DESK
Ainda não é cliente?
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!
DLPA | Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados

A Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) apresenta o resultado da empresa e as alterações nos lucros ou prejuízos acumulados para o período de divulgação. É permitido que a empresa apresente a DLPA no lugar da Demonstração do Resultado Abrangente e da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL), se as únicas alterações no seu Patrimônio Líquido durante os períodos para os quais as demonstrações contábeis são apresentadas derivarem do resultado, de pagamento de dividendos ou de outra forma de distribuição de lucro, correção de erros de períodos anteriores, e de mudanças de políticas contábeis.

Conteúdo da demonstração

A empresa deve apresentar, na DLPA, os seguintes itens, adicionalmente às informações requeridas pela Demonstração do Resultado e Demonstração do Resultado Abrangente:

· lucros ou prejuízos acumulados no início do período contábil;

· dividendos ou outras formas de lucros declarados e pagos ou a pagar durante o período;

· ajustes nos lucros ou prejuízos acumulados em razão de correção de erros de períodos anteriores;

· ajustes nos lucros ou prejuízos acumulados em razão de mudanças de práticas contábeis;

· lucros ou prejuízos acumulados no fim do período contábil.

Forma de preparação

Essa demonstração é de preparação rápida e simples. Nada mais representa do que uma mera transcrição, de forma ordenada e racional, da conta de razão de Lucros ou Prejuízos Acumulados. Todavia, essa demonstração somente deve ser feita após todos os ajustes finais, ou seja, após levantado o Balanço Patrimonial.

Ver mais: NBC TG 1000 – Seção 6 - DMPL e DLPA.

© TBr Web - Tecnologia Brasil Web 2017