HELP DESK
Ainda não é cliente?
NÓS LIGAMOS PARA VOCÊ!
Ponto de equilíbrio | Saiba a partir de quando a empresa começa a ter lucro

É possível o empresário saber a partir do qual dia do mês o seu negócio começa a ter lucro?

É bem sabido que as empresas iniciam o mês com prejuízo e, num determinado momento, passam a ter lucro. Contudo, existem empresas que iniciam e terminam o mês com prejuízo. E, por incrível que pareça, isso acontece, em muitos casos, sem o conhecimento e o controle do empresário. Pior que ter prejuízo, é tê-lo sem saber de onde ele vem.

Existem no mercado ferramentas que podem detectar essas situações. Uma delas, bem adequada à geração de lucros, é o Fluxo de Caixa.

O Fluxo de Caixa permite planejar, organizar, controlar e dirigir os recursos financeiros de sua empresa por um determinado período. Através desta ferramenta é possível verificar se a empresa tem condições de cumprir seus compromissos financeiros, pagar seus fornecedores e os demais credores e continuar seus negócios.

Como o dinheiro é mais concreto do que o lucro, muitas vezes, por uma desatenção do gestor, ele passa a se preocupar mais com o caixa (situação financeira) e se esquece do lucro (situação econômica).

Uma empresa voltada à lucratividade enxerga o ponto de equilíbrio e conseqüentemente o lucro. O ponto de equilíbrio é exatamente isso, o "ponto" em que a empresa, no geral, começa a ter lucro.

Outra ferramenta importante a ser utilizada pelo gestor é o conhecimento e o controle do ponto de equilíbrio.

No momento em que a empresa atinge o ponto de equilíbrio, ela conseguiu pagar todos os custos. O ponto de equilíbrio é o ponto "zero", do equilíbrio entre as receitas e despesas. A partir daí, a empresa passa a ter lucro.

Caixa x Lucratividade

Supondo que determinada empresa pague $ 1.000 de aluguel por mês, e que tenha o potencial de venda de $ 1.000 por dia, tendo como custo da mercadoria estimado em $ 900 e o lucro de $ 100 (10%):

numa visão voltada para o caixa (situação financeira) diremos que no primeiro dia do mês a empresa faturou o suficiente para pagar o valor do aluguel;

numa visão voltada para a lucratividade (situação econômica) diremos que precisaremos de 10 dias de faturamento para pagar o aluguel, ou seja, $ 100 de lucro por dia, multiplicado por 10 dias de faturamento, igual a $ 1.000 de lucro, valor necessário para pagar o aluguel.

Esta última visão é a correta. O que paga as despesas não é o faturamento e sim o “lucro”. Serão necessários 10 dias de faturamento para gerar o lucro suficiente para pagar a despesa de aluguel, ou seja, atingir o ponto de equilíbrio.

© TBr Web - Tecnologia Brasil Web 2017